A Idade Média


IDADE MÉDIA: FILHA DOS ANTIGOS, BERÇO DA MODERNIDADE

Fábio Della Paschoa Rodrigues


“Somos anões empoleirados nos ombros de gigantes. Assim, vemos melhor e mais longe do que eles, não porque nossa vista seja mais aguda ou nossa estatura mais alta, mas porque eles nos elevam até o nível de toda a sua gigantesca altura...”
Bernardo de Chartres

O conceito de Idade Média como “Idade das Trevas”, em oposição ao Renascimento e à Antigüidade, foi forjado sobretudo no século XIX pelos historiadores liberais, segundo o qual a Idade Média teria interrompido o progresso do conhecimento e da cultura do homem, que seriam retomados mais tarde no século XVI.[1] Felizmente, este conceito vem sendo desmistificado por diversos estudiosos. Seguindo a teoria de Toynbee[2], os movimentos culturais podem estar ligados por uma relação de gerações, de tal modo que uma cultura seja filha da outra. Esta é relação existente entre a Antigüidade, a Idade Média e a Cultura Ocidental Moderna. A idéia de Idade Média como uma época que esqueceu os antigos não se fundamenta e, na verdade, temos a Idade Média como filha da Antigüidade e berço do Renascimento e, enfim, do nosso mundo ocidental.
Continue lendo esse artigo em:


Veja aqui também uma aula do Telecurso sobre Idade Média. Se você é aluno terá uma noção de como a Idade Média se inicia. Se é professor aproveite as aulas do Telecurso no You Tube! São curtas, mas bem elaboradas e dão um bom reforço às nossas aulas!


No final do vídeo, clique na parte 2 dessa aula, se ficar curioso...

Um abraço carinhoso,

Prof@. Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário